Granulometria da amizade

Aula prática, laboratório da EACH, Granulometria do solo, mente viajante.
O procedimento, pegar uma amostra de solo e jogar numa série de peneiras. De início temos uma amostra grande então passa-se na primeira peneria de malha maior que 2,0 mm e alguma parte da amostra ja fica retida, no caso os seixos.
Então agora com uma amostra um pouco menos passa-se na segunda peneira com uma malha entre 2,0 a 0,6 mm e mais uma parte da amostra fica retida, a areia.
Novamente a amostra é reduzida e ao passar numa peneira de malha entre 0,6 e 0,002 mm mias uma parte é retida, o silte.
Por fim com uma amostra bem reduzida temos a argila, em volume bem menor que o inicial.
Bom, os solos são assim compostos de partículas de diversos tamanhos, os grãos menores são aqueles que já sofrerem maior intemperismo. Mas o intuito não é uma aula de pedologia e sim uma pequena comparação dessa prática com a vida.
Nós muitas vezes nos vemos rodeados de amigos e ao longo do tempo vamos "peneirando" e por consequência selecionando aqueles nos quais mais confiamos, mais nos conquistaram, e quanto mais "peneiramos" mais seletivos ficamos e vemos que maioria foram apenas pessoas e poucos foram aqueles que resistiram as interpéries de uma amizade até ser considerados AMIGOS.
Os amigos são como a argila que restou na amostra,(aqueles que restaram após passar por todas as peneiras) mas que para isso sofreram todos os intemperismos de uma amizade: brigas, discussões, momentos baixo astral... assim como os grãos de argila.

0 comentários:

Postar um comentário