O pote rachado, segundo Junior

Texto contado por Junior: "Um velho carregador de água da Índia carregava dois potes que eram pendurados por uma vara apoiada em seu pescoço. Um dos potes era perfeito, porém, um dos potes tinha uma rachadura e ao longo do caminho vazava cerca de metade de toda água que em si carregava. Durante muitos anos o carregador era descontado 1/4 de seu salário devido a água vazada pelo pote rachado. Então o pote rachado passou a observar o pote perfeito que rendia toda a água que carregava e se sentia menor por conseguir render só metade, e também teve sua inferioridade piorada ao pensar que o carregador recebia menos por sua incapacidade em preservar toda aquela água."

Indagações do Junior: è muito comum em meio a nossas divagações pela vida nos sentirmos um pote rachado, nos vermos inferiorizado e nos sentir prejudicando alguém por nossas imperfeições, nossos defeitos. De fato, todos sabem que apresentam suas rachaduras, suas imperfeições, seus defeitos mas qual seria a nossa melhor saída? Deveríamos tapar nossas rachaduras? Seria possível fazermos isso? Porque somos menos capazes que os potes perfeitos?

Texto contado por Junior: " Então um dia a beira do poço o pote rachado questiona o carregador: meu caro senhor, por meio desses anos eu prejudiquei-o perdendo metade da agua no decorrer do trajeto e por isso o senhor sempre recebeu menos por isso. Porque o senhor não me trocou por um outro pote perfeito? não quero continuar lhe prejudicando. O carregador então respondeu ao pote, repare ao longo de nosso caminho no chão, apenas faça isso. O pote fez isso e reparou que ao longo do caminho existiam flores do seu lado enquanto no lado do pote perfeito não havia nada além de um caminho puro de terra batida. Entendeu meu caro pote?! Você tornou meu caminho mais suportável, disse sorridente o carregador ao seu velho pote rachado"

Indagações do Junior: Apesar de nossas rachaduras parecerem apenas prejudicar, na verdade isso não ocorre; o que acontece é que estamos muito acostumados a pensarmos somente na causa final, apenas nos valores que no fim receberemos. No caso o pote só pensava na causa final que era o pagamento do carregador, mas ele não notou que existem outros fatores que são de valor inestimável, e com maior significancia, ao longo dos anos a agua que vazava do pote fez com que o solo florescesse e assim ajudou o carregador a suportar de forma melhor o caminho ao longo desses anos. O mesmo acontece conosco, muitas vezes estamos ajudando o outro a ter uma jornada mais suportável e nem percebemos, não notamos a importância que temos para com o próximo. E nem sempre devemos pensar em tapar nossas rachaduras essa nem sempre é a solução, é por sermos imperfeitos que podemos participar do jogo que é a vida, nossas imperfeições nos ajudam a superar nossas expectativas e apresentar resultado que não esperavamos. Também podemos perceber que nem sempre aquilo que julgamos ser perfeito, aquele que parece viver melhor e apresentar os melhores resultado de fato são, o pote perfeito é alguém que traz todo o seu rendimento para si apenas, toda a agua que pode carregar ele a leva somente para ele e traz resultados sim, mas apenas resultados mais supérfluos e individuais, agora o pote rachado sem perceber compartilhava seus esforços de manter a agua sem que percebesse, e por compartilhar alcançou resultados mais importantes e valiosos do que apenas a conquista de um mero pagamento.

1 comentários:

Carval disse...

Parabéns pelo texto, muito profundo e verdadeiro.

Abraços

Postar um comentário