Voce ja viu saci pererê?


E setembro vai terminando, logo inicia outubro e ja passamos ver por todos os lados as abóboras decorando as lojas, as fantasias à venda, as festas de halloween, as escolas fazendo uma festa banhada a doces. Legal não? Halloween, lindo, todos aqui adoram comemorar o halloween, sair fantasiados em busca de doces ou travessuras. Uma festa tipicamente dos países anglo-saxônicos mas que por aqui faz sucesso.
Agora no mês passado dia 22 de agosto, algo tipicamente verde amarelo e azul anil, o Folclore, é eu não vi enfeites nas lojas, nem festas destinadas a isso, nem escolas fazendo qualquer tipo de comemoração no máximo uma pintura do saci-perere, do curupira. Afinal o que é Folclore? Não sei, mas dia das bruxas eu sei, você sabe, nós sabemos.
Sim num mundo globalizado é natural que outras culturas entrem em outros países, isso é legal podemos admirar outras culturas, porém não podemos deixar de valorizar nossa cultura também. Mas acontece que nesta terra de palmeiras onde canta o sabiá nossa cultura já é bem tímida, equando ousam falar da cultura brasileira, quando alguém se pronuncia a demonstrar seu brasileirismo cultural, quando penso que nem tudo está perdido... logo quebro a cara, pois vêm e dizem: nossa cultura é carnaval e futebol. Sim, claro que bela cultura carregamos alguns profissionais que chutam uma bola e ganham quantias vislumbrantes, enquanto outros profissionais dedicados à educação e a cultura como os professores ganham o (in)suficiente para viver, e também as mulheres com poucas roupas desfilando na avenida e mostrando às nossas crianças que cultura é estar em forma e sambar com pouca roupa.
Então além de já não termos um contato, uma preservação, uma valorização de nossa cultura, além da pseudo-cultura brasileira (futebol e carnaval) deixamos que a cultura estrangeira entre e passamos a valorizá-la mais do que nossas típicas comemorações.
Agora entendo porque meus pais sempre diziam que Saci Perere, Boi tatá, Caipora... não existem mas que se eu fizer malcriações a bruxa feia virá me pegar.

0 comentários:

Postar um comentário