Nunca para sempre

Aquele final de tarde com o céu alaranjado, uma fresca brisa matutina farfalhava as folhas das velhas árvores aos arredores da velha casa onde estavam ali na varanda dois velhos homens, de cabelos acinzentados, corpo cansado, de todos esses anos de vida mas ainda assim curiosos sobre as coisas da vida. Ambos se balançavam na cadeira de balanço e perdiam a vista pelo horizonte alaranjado. Então o primeiro velho questiona:
- Nesses anos todos, nesse imenso mundo, eu gostaria de saber se algo é para sempre!
-Mas meu caro, porque não seria?
-Eu nunca pude ver algo ser para sempre, como voce sabe todos morrem quando menos esperamos, a qualquer momento alguem pode ser demitido do emprego que estava a anos, o dinheiro que deixei embaixo do colchão era uma fortuna mas na época do cruzeiro agora são velhos papéis sem valor algum, os olhos mansos de minha amada que juramos amor eterno ora fechou-se para mim, então me diga algo que dure para sempre!
Então com um gesto de quem esta confuso e procurando uma resposta, o velho coça a cabeça e responde:
- Hmm... talvez voce estivesse certo, mas desses anos todos nossa amizade prevaleceu até hoje, não seria então alguns sentimentos verdadeiros eternos?!
-Sim durou, mas não é mais a mesma daqueles tempos, ja fomos tão proximos, íntimos... hoje somos dois velhos sem ninguém que esporadicamente nos encontramos para levar um papo.
-Você tem razão - ele faz uma pausa, mas em seguida da um pulo e continua- Não,não, na verdade, nada se acaba!
- Como não?
E ele entusiasmado diz:
-Não existem perdas, existem mudanças. Nossa amizade apenas mudou mas ainda existe, não existe mais toda aquela mesma intensidade e proximidade mas ela só se transformou numa amizade mais "branda". A pessoa que é demitida não perdeu nada, passou por uma mudança de sua vida, na qual terá que tomar novos rumos diferentes daquele de sua rotina de quando estava nesta empresa. Você não perdeu sua amada, foi uma mudança em que o amor que ora forá verdadeiro mostrou-se ser um amor enganoso. Tudo muda meu velho, tudo...
Então com a expressão de quem matutava ficou por mais alguns minutos até que se deu por satisfeito e tornou a se perder no horizonte agora azulado.
-Não esquecereis, que as coisas humanas apenas mudanças incertas são.

Voce ja viu saci pererê?


E setembro vai terminando, logo inicia outubro e ja passamos ver por todos os lados as abóboras decorando as lojas, as fantasias à venda, as festas de halloween, as escolas fazendo uma festa banhada a doces. Legal não? Halloween, lindo, todos aqui adoram comemorar o halloween, sair fantasiados em busca de doces ou travessuras. Uma festa tipicamente dos países anglo-saxônicos mas que por aqui faz sucesso.
Agora no mês passado dia 22 de agosto, algo tipicamente verde amarelo e azul anil, o Folclore, é eu não vi enfeites nas lojas, nem festas destinadas a isso, nem escolas fazendo qualquer tipo de comemoração no máximo uma pintura do saci-perere, do curupira. Afinal o que é Folclore? Não sei, mas dia das bruxas eu sei, você sabe, nós sabemos.
Sim num mundo globalizado é natural que outras culturas entrem em outros países, isso é legal podemos admirar outras culturas, porém não podemos deixar de valorizar nossa cultura também. Mas acontece que nesta terra de palmeiras onde canta o sabiá nossa cultura já é bem tímida, equando ousam falar da cultura brasileira, quando alguém se pronuncia a demonstrar seu brasileirismo cultural, quando penso que nem tudo está perdido... logo quebro a cara, pois vêm e dizem: nossa cultura é carnaval e futebol. Sim, claro que bela cultura carregamos alguns profissionais que chutam uma bola e ganham quantias vislumbrantes, enquanto outros profissionais dedicados à educação e a cultura como os professores ganham o (in)suficiente para viver, e também as mulheres com poucas roupas desfilando na avenida e mostrando às nossas crianças que cultura é estar em forma e sambar com pouca roupa.
Então além de já não termos um contato, uma preservação, uma valorização de nossa cultura, além da pseudo-cultura brasileira (futebol e carnaval) deixamos que a cultura estrangeira entre e passamos a valorizá-la mais do que nossas típicas comemorações.
Agora entendo porque meus pais sempre diziam que Saci Perere, Boi tatá, Caipora... não existem mas que se eu fizer malcriações a bruxa feia virá me pegar.
Ja parou pra pensar que chato seria ter uma bola de cristal? Voce chegaria antes de dormir pegaria sua bola de cristal e: "Vejamos o que temos pra amanhã...". Seria tão mais tedioso do que nossa vida ja é as vezes. Antes eu gostaria muito se prever tudo que estaria por vir, pra ir me planejando, me preparando emocionalmente, fisicamente, monetariamente, blablablaente!! Mas hoje acho o máximo viver na imprevisão do futuro.
Torna-se muito mais legal você a cada momento esperar que algo ocorra mas ai vem o que chamam de destino ou seja la o termo que voce acha melhor e nos prepara algo totalmente oposto. Pode ser que isso não nos agrade mas é porque somos egocentristas e sempre queremos que as coisas ocorram da forma que achamos melhor pra nós e acabamos esquecendo que determinadas situações ocorrem de forma a ser melhor a voce e às pessoas ligadas a voce, nisso podemos acreditar no ditado que " Deus escreve certo por linhas tortas" se Deus é escritor ou se ele existe eu não garanto, mas a essencia é essa; por pior que seja o que estamos passando sempre a luz no final do tunel que lhe da a oportunidade de melhorar sua vida.
Infelizmente teremos não só viver de ganhos, mas tambem de perdas, é dificil, doloroso as vezes, insuportavel e impossivel, porem apesar de ser assim não podemos evitar. Claro que em alguns casos podemos tentar evitar sim mas não viveremos eternamente ganhando, hora ou outra perderemos algo/alguem. Não venceremos sempre, concordo que temos que fazer o possivel pra vencer, tentar varias a vitoria mas caso perdermos temos que saber vencer a nossa derrota, sim, parece meio paradoxal mas precisamos saber vencer a derrota, não é porque perdemos algo/alguem que deveremos nos entregar e achar que chegamos no "game over". Temos que nos reerguer e saber que na incerteza do nosso imprevisto amanhã pode ser que tudo mude e nos faça termos novas vitorias e perdas mas pelo menos teremos a emoção de encarar cada novo dia que é unico.

Mel ou fel?

O seu doce sabor
e o seu amargo sabor
Como pode ser tão doce como mel
e tão amargo quanto fel?

As vezes me faz desejar
as vezes me faz evitar
Como pode ser desejavel quanto mel
e rejeitavel quanto o fel?

Não importa, a mim quero apenas o mel
quanto ao fel ele jamais existiu.
Apenas ilusões de um pensamento iludido


ps: ki droga de versos haha eu ri.

Um brinde...

não que eu esteja feliz demasiadamente afim de brindar e sair jogando confetes e champagne aos ares, mas é que é uma necessidade expor ao menos aqui o quão importante é.
As vezes voce pensa que ninguem se importa contigo, e voce se ve sozinho rodeado de pessoas, e acha que sozinho voce poderá se livrar de tudo que aparecer, que todos os obstaculos sao suficientes pequenos a ponto de voce trespassa-los sozinho. Sim esse é um pensamento bem egoísta do qual agora acredito veemente que irei abandoná-lo.
Talvez seja verdade que nós so acordamos e percebemos as coisas quando "sentimos na carne".
Pois bem, senti na carne que existem obstaculos que são realmente intransponiveis que só podemos dizer: "game over", massss eis que aparecem as pessoas que muitos julgam erroneamente, o orkut julga erroneamente, os AMIGOS. Quando se pode contar com eles não ha obstaculos que possam te parar, de inicio podemos nos assustar achar que nossos amigos não estarão contigo mas mesmo que seja nas piores horas eles estarão sim.
Por isso um brinde aos meus amigos, a todos aqueles que me ajudaram, ofereceram ajuda, ou apenas se preocuparam sem querer se envolver demais. Obrigado a voces, dispenso citar nomes cada um sabe o quão foi importante pra mim.

Será que muda ?!

Depois de um bom tempo sem postar neh?! estou aqui novamente.
Ando pensando como as coisas mudam em minha vida principalmente minhas idéias sobre o significado de certos valores...
Ja pensei que Deus era alguem que se um dia eu rezasse muito pra ele, ele realmente viria até mim e conversaria comigo e diria aquelas coisas bonitas e meio enigmatica que eu lia na bíblia. Mas hoje seu que não é bem assim mas também não passarei a falar sobre atualmente o que Deus é para mim.
Ja pensei que com dinheiro as pessoas poderiam ter tudo que quisessem, e quanto mais pudessem ter mais seriam felizes, pobre inocencia infantil influenciada pela mídia pff. Hoje sei bem que não é assim, ele concerteza pode trazer certas alegrias e bem estar, mas felicidade não acompanha riqueza material e sim uma "riqueza de espírito.
Ja pensei também que as pessoas eram boazinhas e como nos desenhos os maus sempre perdiam e se davam mal. Infelizmente hoje sei que não é assim, ser bom é sempre o caminho mais complicado e cheio de obstaculos e mesmo que voce siga este caminho voce nem sempre vencera, o mal pode ganhar sim!! Se Deus é justo, quem inventou o julgamento?
Ja pensei que amizade era a coisa mais valiosa que se podia ter e portando teria que dar importancia a todos os amigos. Mas ninguém havia me contado que nem todos os amigos, são amigos mesmo. E mesmo aqueles que voce achava ser amigos mesmo que voce poderia contar sempre com eles eternamente, na verdade não se importam tanto assim com voce, se importam primeiramente com ele mesmo e caso for "lucrativo" ele finje prezar a amizade.
Mas talvez as coisas não são assim, talvez eu tenho concepções muito utopicas sobre as coisas.
Eu penso que religião seria algo magico que te tiraria do apuros quando precisasse, que te serviria de suporte nas piores horas e que realmente poderes superiores apareceriam diretamente para influenciar-nos de verdade, e não de maneira abstrata e subjetiva.
Eu penso que as pessoas deveriam utilizar o dinheiro somente para aquilo que necessitam e realmente as faça bem, que é algo com o qual voce nao compra a alegria mas ajuda voce a ter aquilo que precisa. Mas isso não ocorre, as pessoas utilizam o dinheiro para bens que não seriam essenciais, para mostrar superior ao outro, para comprar coisas que não são para alcançar a felicidade, como armas de fogo.
Eu penso em um mundo bom, onde as pessoas realmente se tratassem como um sociedade advindos de um mesmo ancestral comum onde não ha motivos para eu querer dominar o outro, escravizar o outro, matar o outro, julgar o outro e que por mais dificil que fosse fazer o bem, as pessoas apenas o fariam como algo instintivo.
Eu penso que amizade é algo verdadeiro onde sempre ue precisar de um apoio voce pode contar, que não ha interesses em fazer algo pelo amigos, e só faz por pretender o bem de seu amigo. Penso que realmente "amigo é coisa pra se guardar debaixo de sete chaves" e que amizade é algo eterna.

Talvez por ter essas concepções utópicas eu penso que no meu mundo as ideias sobre o significado dos valores mudem rapidamente, pode ser que na verdade não sejam as idéias que mudem mas sim que cada vez mais percebo o quão utópicas são essas idéias.